Qual a Diferença entre Véu e Mantilha?

Você sabe diferenciar um véu de uma mantilha?

O véu começou a ser usado na Grécia Antiga para “proteger” as noivas dos maus olhados, além de ser considerado um símbolo de pureza e castidade. Essa simbologia se mantém até hoje e é por isso que o véu ainda é uma das opções preferidas para adornar o rosto da noiva.

Ele deve ser confeccionado em tecido leve, como o tule. Geralmente é bastante simples, sem muitos detalhes ou com algum acabamento discreto, como filete em cetim, por exemplo. Existem 5 tipos de véus (que se diferenciam pelo tamanho): véu longo ou catedral; véu ponta de dedo; véu cotovelo; véu ombro e voilette.


Já a mantilha é de origem hispânica e é tradicionalmente relacionada à modéstia, humildade, pureza e juventude da noiva. Como o véu, a mantilha pode ser longa ou curta. Seus bordados e aplicações de rendas devem sempre acompanhar o mesmo estilo do vestido.

Não deixe de conferir nosso post mostrando as regras básicas para a escolha do acessório de cabelo!

A mantilha tem a mesma função do véu, mas se diferencia em 3 questões:

1. O tecido usado: na mantilha o tecido é mais pesado que nos véus, ficando desse modo mais rente ao rosto da noiva, enquanto que os véus sempre criam volume;

2. Aplicações de renda e bordados: nos véus eles são discretos, na mantilha eles são destacados, geralmente aparecendo em toda a extensão da barra da mantilha;

3. A forma de prender: a mantilha sempre aparece com bastante destaque sobre a cabeça da noiva, enquanto o véu é sempre preso de modo que seu começo fique escondido sob um acessório ou sob o penteado.

Agora que você já sabe como diferencia-los, conte-nos qual dos dois você prefere!

Eu sempre quis ter um espaço para estar mais perto de todas as noivas e compartilhar dicas para ajudar tantas outras cheias de dúvidas.
Estilista, Designer de joias por formação e hiperativa por vocação adoro participar de tudo o que acontece na loja, divido a frente do atelier com a minha mãe estilista e fiel escudeira Magda Isoppo, dela veio uma das minhas maiores inspirações.
Vivemos diariamente o universo das noivas,este é o meu mundo e aqui vou compartilhar novidades, dicas e comentários sobre tudo que acontece neste universo inspirador dos casamentos!
Noivas, madrinhas, curiosos, sonhadoras e apaixonadas por casamentos fiquem ligadas e podem ficar a vontade para enviar perguntas e opinar quando quiserem!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *